Estatuto

A oração em nossa vida

Grande é o Mistério da fé. A Igreja o professa no símbolo dos apóstolos e o celebra na liturgia sacramental, para que a vida dos fiéis seja conforme a Cristo no Espírito Santo para a glória de Deus Pai. Esse mistério exige pois que os fiéis nele creiam, o celebrem e dele vivam numa relação viva e pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Essa relação é a oração. ( Catecismo da Igreja Católica 2558)

Que é oração? Esta resposta quem nos dá é uma mestra em oração que tinha um coração muito simples que muitas vezes até nos envergonha. Santa Terezinha do Menino Jesus nos ensina: “Para mim a oração é um impulso do coração, é um simples olhar lançado ao céu, um grito de reconhecimento e amor no meio da provação ou no meio da alegria”

Todos nós procuramos Deus, passamos nossa vida sentido um vazio que nada pode preencher, nem as riquezas, nem o poder, nem o prazer, sentimos saudades de Deus e muitas vezes muitos de nós nem percebe isto e corremos atrás de coisas para preencher esta saudade da casa do Pai, de esta diante Dele, e a oração para aqueles que descobre este bem e a chave para preenche nosso coração, porque na oração nos encontramos com Deus, travamos um diálogo com Deus e Ele nos responde a medida que vamos nos tornando intimo Dele.

A passagem da Samaritana retrata o encontro de oração de Deus com o homem JO 4,5-26

Se colocar em oração não é fácil, quando decidimos que vamos rezar, tudo acontece, tudo quer nos tirar da presença de Deus, quando fazemos o propósito de rezar, toca o telefone, a campanhia, alguém chega, lembro que tenho que fazer algo, etc…Precisamos ter em nossa vida que precisamos nos coloca na presença de Deus com um coração humilde, saber que não somos nada e precisamos de Deus. Santo Agostinho nos diz: “ O homem é o mendigo de Deus”, ficamos com as mãos estendidas para Deus nos dá as suas graças e bênçãos para nossa vida, mendigando as graças de Deus.

Como disse rezar não é fácil, requer disposição devemos nos comprometer com Jesus para que isto aconteça, nos programar, para ser assíduo a oração diária, temos que ter compromisso, da mesma maneira que marcamos as outras coisas até mesmo na agenda, a oração tem que fazer parte de nossa vida. O profeta Jr 2, 13 diz: “Eles me abandonaram, a fonte de água viva, para cavar para si cisternas furadas”.

A oração é um combate. Contra quem? Contra nós mesmo e contra os embustes do tentador, que tudo faz para desviar o homem da oração, da união com o seu Deus. Reza-se como se vive, porque se vive como se reza. (Catecismo da Igreja 2725)

Jesus ensinou os discípulos a rezar, sabia que nós precisaríamos apresenta a Deus nossos pedidos, e por isso os ensinou.

Hoje além das distrações que nos querem tirar de Deus, um grande mal que nos afasta da oração e do próprio Deus é a correria do dia-a-dia, corremos o dia todo e sempre com pressa, parece que fazemos do dia uma grande corrida que precisamos chegar até o fim e cumprir tudo que nos comprometemos em fazer naquele dia, sem deixa nada para o dia seguinte e, porque amanhã correremos mais ainda e assim vamos nos afastando de Deus jovens, adultos e mesmo crianças estão vivendo esta realidade, é um mal dos tempos modernos, não sabemos onde isto vai nos levar, só sentidos que a cada dia nos distanciamos do nosso Criador.

A oração quer saibamos ou não, é o encontro entre a sede de Deus e a nossa. Deus tem sede que tenhamos sede Dele (Santo Agostinho) e precisamos dar o primeiro passo para que vivamos melhor, espiritualmente e até mesmo fisicamente.
Podemos criar uma estrutura para nos ajudar no momento de Oração:
Horário( marca a hora para começar)
Tempo de Oração( Duração)
Local( Em casa, na Igreja,…)

Ter em mãos a Bíblia, Livro de Canto, Terço

Pode-se : Começar cantando, fazendo um louvor ou um agradecimento a Deus por aquele dia e depois discernir o qual tipo de oração irá fazer.

•Tipos de Orações : Louvor, Petição(Suplica, Pedido, Perdão), Ação de Graças, Intercessão, Meditação(terço), Contemplação, Adoração e etc… Todas com a Bíblia ou sem.

É o mergulhar em Deus, se esquecendo de si, e deixa que o Espírito Santo ore em nós, do modo que Ele acha conveniente neste dia.

CLIQUE E BAIXE O ESTATUTO NA VERSÃO PDF: ARQUIVO PDF PARA IMPRESSÃO



COMPARTILHE ESTA PAGINA


   
 
RCC SP vai se reunir em Aparecida para celebrar Jubileu

Lançamento e Pré Venda – Histórico RCC SP

Semana de Pastoreio Diocesano 2017

Rebanhão de Carnaval 2017
 
 
Devemos amar a formação

RCCBRASIL lança curso online “Formação de Formadores”

7 AVIVA JOVEM

Inscrições abertas para o ENF 2016
 
 
O coração peregrino

Tirar a máscara e sair à luz

Palavra de Vida

O servo sofredor